Image courtesy of ddpavumba / FreeDigitalPhotos.net

Alzheimer

Actualmente, as demências são uma das maiores preocupações a nível de saúde. De todos os pacientes afectados com demência, entre 50 a 70% destes sofre de Alzheimer.

Pelo que se torna importante divulgar toda a informação disponível para que as pessoas estejam informadas, fornecendo assim, meios para que recorram aos profissionais habilitados a diagnosticar esta patologia. Sem esquecer a consulta ao neurologista ou psiquiatra, devemos salientar que é imprescindível a realização de uma avaliação neuropsicológica.

Assim, deixamos uma lista com sintomas mais comuns da doença de Alzheimer.

Perda de Memória
Na maioria dos casos de Alzheimer o paciente não consegue lembrar-se das rotinas diárias, como por exemplo: o que fizeram no dia anterior, os nomes das pessoas que fazem parte dos seus contactos, o que foi o seu almoço, números de telefone e conversas recentes. No entanto, esta perda de memória, em fases iniciais é intermitente, podendo lembrar-se destes factos em algumas ocasiões e noutras não.

Dificuldade em Realizar Tarefas Familiares
A capacidade de realizar e concluir tarefas quotidianas, mesmo as mais básicas, vê-se lentificada. Por exemplo, uma cozinheira experiente pode ter muitas dificuldades em fritar um ovo ou qualquer outro tipo refeição de fácil realização.

Dificuldades de Concentração
Uma pessoa que sofre de demência tem maiores dificuldades de concentração. Não consegue seguir um plano, tomar a medicação correcta ou gerir um orçamento. Apresenta, igualmente, uma diminuta capacidade de decisão e resolução de problemas.

Dificuldade em Comunicar
As capacidades linguísticas e comunicacionais de uma pessoa com Alzheimer vão diminuindo com o passar do tempo. Podem observar-se imensas dificuldades em encontrar a palavra certa, chamar as coisas pelos nomes errados ou inventar novas palavras. Isto pode conduzir ao isolamento e à depressão.

Dificuldade em Gerir Dinheiro
A dificuldade em lidar com o dinheiro é um obstáculo muito difícil de ser ultrapassado para estas pessoas. A incapacidade de pagar contas, de fazer as compras essenciais e administrar um orçamento. Ou seja, quando dinheiro começa a ser gasto de forma inusitada estamos perante um sinal claro de demência.

memoria1

Tomada de Decisões
Uma pessoa que tem a doença de Alzheimer tem tendência para tomar decisões mais inadequadas (por vezes, disparatadas) perante uma determinada situação. Um exemplo dessa incapacidade está na forma imperfeita de se vestir ou na incapacidade de avaliar por si próprio aquilo que é mais seguro.

Estado Agitado e Ansiedade
É comum o paciente estar ansioso ou agitado. A agitação resulta geralmente do medo, confusão, pressão ou fadiga que a pessoa possa estar a sentir. Por outro lado, as mudanças radicais também contribuem para uma enorme agitação. Independentemente do motivo ou situação, um doente de Alzheimer pode passar de um estado calmo para um estado de agressividade sem qualquer motivo aparente.

Dificuldade em se Vestir
A forma como um indivíduo se veste diz muito sobre a condição psicológica. Nos casos de Alzheimer é comum ele utilizar a mesma roupa durante vários dias, dado esquecer-se que a mesma já foi usada. As dificuldades em apertar ou desabotoar os botões de uma camisa ou de um casaco são um grande obstáculo, devido à perda de habilidades motoras.

Trocar o Lugar das Coisas
Um dos sintomas mais frequentes da doença de Alzheimer está relacionado com a troca sistemática do lugar das coisas. Por exemplo, é muito frequente encontrar as chaves de casa no congelador ou o comando da televisão na gaveta das meias, entre outras situações insólitas. Existe uma tendência para o esquecimento, mas também para deixar as coisas nos locais menos apropriados. É também de referir que é frequente acusarem outra pessoa de esconder ou roubar os seus pertences.

Desorientação no Tempo e no Espaço
A percepção do tempo e do espaço é um dos problemas mais graves que afectam os doentes com Alzheimer. É muito frequente perderem-se na rua, uma vez que não se recordam do local onde vivem, perdem a noção do dia e mês em que se encontram, da passagem do tempo, entre outras situações temporais e espaciais.

Deambular sem Destino
É um dos sintomas mais preocupantes, pois cerca de 60% das pessoas com demência têm tendência para vaguear sem qualquer destino. Isso deve-se à inquietação, medo, confusão em relação ao tempo e incapacidade em reconhecer pessoas, familiares, lugares e objectos. São conhecidos os casos em que indivíduos saem de casa a meio da noite para satisfazer uma necessidade fisiológica (casa de banho, comida).

Realização de Actividades Aleatórias
Se detectar que um familiar que está ao seu cuidado realiza todo o tipo de esforços para a realização de uma actividade sem qualquer tipo de finalidade, como por exemplo abrir e fechar uma porta repetidamente, isso poderá significar que essa pessoa está demênciada.

Perda de Iniciativa e Motivação
Desmotivação, desinteresse e apatia perante actividades sociais, quando prolongadas no tempo podem levar uma pessoa à depressão e ao isolamento.

memoria2

Não Reconhecimento de Familiares e Amigos
Em geral, as pessoas que têm Alzheimer esquecem factos e acontecimentos e não reconhecem pessoas suas familiares (com quem conviveram frequentemente). Num estado avançado e final da doença, podem apenas recordar-se dos seus pais e de apenas algumas vivências com eles.

Desleixo com a Aparência e Higiene Pessoal
Os doentes de Alzheimer têm tendência para se desleixar com a sua aparência e higiene pessoal, e esquecem-se de escovar os dentes, cortar as unhas, tomar banho e até utilizar a casa de banho para a realização das suas necessidades.
Por vezes, como não se lembram de como se utilizam os talheres, alguns indivíduos podem comer com as mãos.

Comportamento Inadequado
Na fase mais avançada da doença, pode revelar um comportamento inadequado e atípico. É frequente iniciarem avanços sexuais inapropriados com outros parceiros, ou podem tirar a roupa em locais impróprios.

Explosão Emocional
São observadas variações de humor com maior ou menor grau de polaridade. Podem surgir explosões de agressividade verbal, como são exemplo, gritos, insultos, ameaças, podendo estas chegar à violência física. Todavia, é de salientar estes comportamentos podem advir de algum desconforto físico ou de frustração ou incapacidade de comunicar.

marcar.consulta

 

moradas_clinica_memoria

Leave a Reply


  • Clinica da Memória Contactos

    LISBOA: Rua Conde de Redondo, 60, 5º 1150-108 Lisboa (Marques de Pombal) :: Tel. 213 571 887. Tlm 934643981 +++ LEIRIA: Rua Dr. João Soares, Lote A, R/c Esq. 2400-448 Leiria (Rotunda Estátua D. Dinis; frente à Est. Serviço GALP) :: Tel. 213 571 887. Tlm 934643981 +++ MARGEM SUL: Rua Profº Egas Moniz, 24-A – Sala B 2845-384 Amora – Paivas :: Tel. 213 571 887. Tlm 934643981
  • Arquivos

  • Lista de Links

  • Canal Youtube